Amelie Poulain

Esse filme está na lista para esse blog desde o início, na verdade, este deveria ser o primeiro post do “Artista Cinéfila”, porém sempre tive um pouco de medo de não fazer juz ao filme.

O Fabuloso destino de Amelie Poulain (Le fabuleux destin dAmélíe Poulain, 2001) é um filme incrível, um universo mágico.

amelie-poulain04

O filme é diirigido por Jean-Pierre Jeunet, e conta a história fantástica de Amelie Poulain (Audrey Tatou) uma jovem que nasceu numa família estranha, sua mãe morre cedo, e ela é criada por um pai distante, que não lhe dá carinho e a deixa crescer isolada das outras crianças.

Quando cresce, Amelie muda para Paris, e trabalha como garçonete no “Le moulin”, vivendo uma vida sem grandes novidades, observando as pessoas ao seu redor, ao invés de viver.

No dia da morte da Lady Di, porém, um acontecimento muda sua vida. Amelie encontra uma caixinha com pertences de uma criança, que agora já era um adulto, jura encontrar o dono e promete que se a pessoa ficar feliz com a caixinha, ela mudaria sua vida.

O dono da caixinha ficou profundamente emocionado com a descoberta, e Amelie decide ajudar pessoas com pequenos gestos, sempre anonimamente… porém, ela também se descobre precisando de ajuda, ainda lhe falta algo…


O filme trás uma trama simples tratada de uma forma excepcional. A direção de arte e a fotografia é repleta de detalhes, cada personagem mostra um universo particular e aconchegante. Atrilha sonora, por Yann Tiersen, é igualmente muito bem empregada,  evoca a delicadeza da trama.

O filme recebeu 5 indicações ao Oscar, e várias outras…  sem dúvida, um clássico, um filme francês cult, que é acessível ao público,  ao mesmo tempo, um drama e uma comédia…

Por fim, um filme delicioso, inovador e cativante, que  pode (e deve) ser visto inúmeras vezes e a cada vez descobre-se mais detalhes e razões para se apaixonar pela Amelie, uma heroína única, que nos dá uma lição atraves de seus planos mirabolantes e de sua paixão…

Um comentário em “Amelie Poulain

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s