Moça com brinco de pérolas

O quadro Moça com brinco de pérolas é uma obra prima do pintor holandes Jan Vermeer. Vermeer viveu no Séc. XVII e seus poucos quadros são muito admirados pelas cores transparentes, composições e uso da luz. Foi esquecido por muito tempo…

Tracy Chevalier escreve, em 1999, o livro “Moça com brinco de pérola”, que transpõe ao expectador uma narrativa fantástica em torno do quadro de Vermeer. Trata a história e a arte do pintor holandes e da suposta “Moça” com tanta paixão e beleza, que seu livro foi logo transformado em filme.

mocabrinco04

O filme dirigido por Peter Webber em 2003 tem Scarlett Johansson e Colin Firth no elenco. O roteiro, adaptado do livro homônimo, trata de uma jovem camponesa que tenta salvar família indo trabalhar na casa do pintor Vermeer. Griet, dentre suas inúmeras funções é a criada responsável pela limpeza do atelier do pintor, e logo foi ganhando sua confança por ser muito inteligente e delicada.

Vermeer passa então a ensinar a moça a preparação de tintas, composição, aguçando mais ainda seu olhar para as artes e aumentando a cumplicidade dos dois, suma sensualidade palpável.

A fotografia do filme é fantástica, trata as cores como os tons das pinturas barrocas, uma atmosfera sublime mesclando sensualidade e inspirações num romance tenso e fulminante. Recebeu indicação no Oscar por Fotografia, Direção de Arte e figurino…

Scarlett Johansson está perfeita no papel, acredito que outra atriz não seria tão compatível, tanto com a estética da obra de arte, quanto com o teor dramático da personagem.

Enfim, um dos meus quadros preferidos, um dos meus livros preferidos e um dos meus filmes preferidos…

Scarlett Johansson

2 comentários em “Moça com brinco de pérolas

  1. Esse filme é realmente maravilhoso!
    Mostra aspectos incríveis da arte barroca!!
    Quem nunca assistiu, assista…porque esse filme é deslumbrante, e vocês irão adorar…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s